Há décadas moradores da terceira etapa do Jardim das Américas em Anápolis, em especial na rua Dona Andrelina, enfrentam o mesmo problema: falta de drenagem das vias. O asfalto foi feito sem a galeria de água pluvial para escoamento da água da chuva e o resultado é alagamento, muita lama que deixa os muros das casas e comércios sujos, sem falar nos próprios moradores que quando saem de casa ganham um banho de água suja. Eles já recorreram à Prefeitura de Anápolis diversas vezes e cansados de receber a mesma resposta, fizeram um abaixo-assinado.
E este é mais um problema que ficará para o próximo prefeito de Anápolis resolver, uma vez que a obra de drenagem não está prevista no orçamento de 2024. Em nota, a Prefeitura de Anápolis reconhece que a situação se repete todos os anos no período chuvoso, que a obra de drenagem é necessária, mas que não existem recursos para sua realização.
Sem previsão de quando esta situação será resolvida, os moradores da Rua Andrelina na terceira etapa do Jardim das Américas, apesar de ser asfaltada, vão continuar a conviver com os constantes alagamentos. Este problema se repete em outros locais da cidade onde o asfalto foi feito sem o devido planejamento, ou seja, primeiro se faz as redes de água e esgoto, galerias de água pluvial, drenagem do solo para posteriormente colocar a manta asfáltica.
A rua Andrelina possui cerca de 400 metros e possui um grande fluxo de veículos por ser a principal via de saída da região norte da cidade onde residem cerca de 100 mil pessoas. São milhares de veículos trafegando na rua e quem mora na via vai continuar convivendo com o alagamento. E, também, com o cuidado de esperar não ter carro passando para não levar um banho de lama quando sai de casa ou do comércio.