Diferente de outros municípios goianos, como Jataí, por exemplo, que fazem parte da rota de tráfico de drogas no estado, Anápolis parece, pelas últimas apreensões feitas pelas forças de segurança, ter se tornado ponto de esconderijo de traficantes e mercadorias. E não por acaso, a Polícia Federal em Goiás iniciou a Operação Ocultados III cumprindo mandados de busca e apreensão na cidade nesta quinta-feira, dia 24. Os agentes descobriram que drogas escondidas em objetos de decoração inspirados na fauna brasileira e que tinham como destino diferentes países da Europa.
A Operação Ocultados III tem como objetivo desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas com destino a países europeus. De acordo com as investigações, os traficantes utilizavam empresas de remessa expressa para enviar cocaína à Inglaterra, escondendo a droga em objetos decorativos inspirados na fauna brasileira. E, desta forma, enganar a fiscalização de portos e aeroportos no Brasil e no destino.
Além de esconder as drogas em objetos de decoração, os traficantes também utilizavam documentos falsos para garantir o envio das encomendas sem levantar suspeitas. Era desta forma que o grupo criminoso agia e muitas vezes com sucesso, conseguiam dificultar a detecção da droga durante o transporte internacional. Com base nessas informações, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão em Anápolis como parte da operação.
A busca e apreensão realizada em um imóvel ligado aos investigados em Anápolis é apenas o início da operação, cujas investigações avançam na busca por outros envolvidos. A Polícia Federal não descarta a realização de novas fases à medida que vão surgindo novas informações durante as investigações.