“Todo ano é a mesma coisa, quando é muita lama e temos dificuldade de chegar em casa de carro e no período da seca é muita poeira. E sempre ouvimos que o asfalto vai chegar e nada”, reclama o tatuador Sérgio Ferreira, morador da rua Verde Vale no bairro Paraíso em Anápolis. Ele tem dois filhos pequenos e a menor de um anos e cinco meses tem problemas respiratórios constantes em função da poeira. Outra moradora, que prefere não se identificar, diz que há cinco anos espera pelo asfalto que nunca chega, apenas promessas de um dia o problema será resolvido.
Os moradores do bairro Paraíso enviaram fotos e vídeos para a 105 7 Anápolis denunciando a situação. O bairro possui água encanada, mas não tem rede de esgoto, o que piora a situação. O tatuador Sérgio Ferreira conta que já fez diversas reclamações e solicitações junto à prefeitura de Anápolis e recebe sempre a mesma resposta:: “Solicitação foi recebida e a referida rua está incluída no programa (Ponta de rua), que está em fase de elaboração e deve ser em breve implantado”.
A 105 7 Anápolis entrou em contato com a Prefeitura de Anápolis que, em nota disse que por se tratar de uma pinta de rua em local íngreme a obra é mais complicada porque exige a drenagem do terreno antes de realizar a pavimentação asfáltica.”A Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos informa que trata-se de uma ponta de rua que já está no programa de pavimentação que será licitado”, diz a nota.
No entanto, os moradores dizem que esta resposta vem sendo dada há pelo menos quatros anos e nada é feito para minimizar os problemas que enfrentam. “Moro no setor há 4 anos, e temos enfrentado isso. Aqui tem várias crianças e idosos que vivem doentes, não aguentamos mais”, desabafa.
A moradora que não quis se identificar disse ainda que quando chove a lama, como podemos ver no vídeo encaminhado por Sérgio, a rua fica escorregadia. “Muitas crianças e idosos têm dificuldade de andar pela rua, escorregam e caem, sem falar que chegam no colégio sujas de lama quando chove ou de poeira, quando está no período seco. Não aguentamos mais”, reclama.
A comunidade do Bairro Paraíso pede medidas urgentes para que o problema seja, ao menos, minimizado, já que o asfalto, pelo que informou a Prefeitura de Anápolis, deve demorar para chegar.