Segunda, 23 de Setembro de 2024
62 3602-2805
Meio ambiente Anápolis

Primavera começa domingo com alerta laranja para baixa umidade e sem previsão de chuva em Anápolis

As temperaturas também devem se manter altas, na faixa dos 35 graus

19/09/2024 18h58
Por: Rosângela Aguiar
Reprodução internet
Reprodução internet

A tão esperada primeira chuva com o início da primavera só nos sonhos dos anapolinos. Será uma primavera mais quente e mais seca que o normal. A previsão para a primeira semana da estação mais florida do ano é de temperaturas na casa dos 34 graus e umidade relativa do ar em torno de 20%. Para esta sexta, dia 20, a umidade fica em 19% e faz muito calor. O fenômeno do céu alaranjado deve permanecer em muitas regiões do país e em Anápolis não será diferente, de acordo com os meteorologistas.

 

Os especialistas acreditam que a intensificação deste fenômeno e o da chuva preta em algumas regiões do país também devem continuar em função da intensificação das queimadas que se alastram com facilidade em virtude do tempo seco. A expectativa é de dias mais quentes e chuvas abaixo da média. Os anapolinos não vêem uma gota cair do céu a mais de 100 dias.

 

O alerta laranja para Anápolis é por conta da baixa umidade que permanece na casa dos 20% até, pelo menos, até o final do mês de setembro, quando normalmente esta situação melhora em virtude das primeiras chuvas. Mas com previsão de 0% até dia 30 deste mês, os anapolinos vão conviver com muito calor e tempo seco nesses dias.

 

Apesar de notícias de que caiu uma chuva fraca em algumas cidades goianas, o CIMEHGO alerta que para Anápolis, não existe, por enquanto, nenhuma previsão de chuva, apenas nuvens no céu. E as previsões dos meteorologistas não são nada animadoras. A situação climática no país só deve dar uma aliviada no início de 2025. Até lá, a orientação é de ingestão de muito líquido, uso de protetor solar e evitar exercícios físicos no período da tarde quando as temperaturas tendem a ficar mais altas e a umidade mais baixa, o que pode acarretar em problemas de saúde.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.