Segunda, 23 de Setembro de 2024
62 3602-2805
Meio ambiente Anápolis

ALERTA: Sem previsão de chuva, Anápolis enfrenta onda de calor e tempo seco até dia 17 de setembro

As temperatura devem chegar a 36ºC e umidade a 10%, o que aumenta o risco de incêndios

03/09/2024 17h58
Por: Rosângela Aguiar
Reprodução internet
Reprodução internet

O Brasil vai enfrentar uma onda de calor sem precedentes neste mês e que começou na segunda-feira, dia 2 e que vem sendo chamada de “cúpula de calor” pelos meteorologistas . Sem previsão de chuva até o dia 17 de setembro, as temperaturas em Anápolis devem chegar a 36ºC no dia 16, que será o dia mais quente do mês. A média de temperatura na cidade vai ficar acima dos 30ºC. A umidade do ar será outro fator que vai incomodar os anapolinos com previsão entre 10% nesta quarta-feira, dia 3, e 55% no dia 17, que será o dia mais úmido no município. As altas temperaturas e baixa umidade deixam a cidade em estado de alerta máximo pelos especialistas. As informações são da Climatempo.

 

A pior situação será enfrentada em Goiânia que terá vários dias consecutivos com temperaturas acima de 40ºC em vários dias consecutivos. A capital de Goiás está entre as cidades mais atingidas, com calor extremo representando uma condição crítica para a saúde pública e um aumento no risco de incêndios.

 

As altas temperaturas são acompanhadas de céu limpo e baixa umidade que pode chegar a 10% nesta quarta-feira de acordo com informações da Climatempo. O dia mais úmido, que vai dar uma avaliada para os anapolinos, será somente na terceira semana de setembro quando chega a 55% e temperatura máxima de 36 graus. Mas até lá a umidade oscila entre 10% e 45%, sendo que a média fica abaixo dos 30%, o que deixa a cidade em alerta em função do ar muito seco.

 

Nestes primeiros dias de setembro a amplitude térmica em Anápolis, que é a diferença entre a mínima e a máxima, continua grande até o dia 10. As madrugadas serão mais frias, oscilando entre 17ºC e 19ºC e as máximas nesses dias entre 32ºC e 33ºC nesta quarta-feira. A umidade relativa do ar vai variar, segundo informações da Climatempo, entre 13% nesta quarta-feira, melhorando ao longo dia chegando a 30% e 19% no dia 9, também elevando ao longo dia, podendo ficar em 45%, o que é um alívio para a população.

 

“Cúpula de Calor”

 

Esta deve ser uma das ondas de calor mais intensas já registradas no Brasil, sendo provocada pelo fenômeno chamado “cúpula de calor”, segundo alerta da Climatempo. Esta situação ocorre quando uma área de alta pressão se instala sobre uma vasta região, aprisionando o ar quente próximo à superfície e impedindo que ele se dissipe. Essa área de alta pressão age como uma tampa, intensificando as temperaturas à medida que o ar é comprimido e aquecido. E é o que vai acontecer em todo o estado, e Anápolis está incluída nesta situação.

 

De acordo com informações da Climatempo, este evento de calor extremo é agravado pelas mudanças climáticas, que aumentam a frequência e a intensidade dessas cúpulas de calor ao redor do mundo. E esta situação é agravada no país porque já é um período de altas temperaturas, em especial na Região Centro-Oeste, só que será mais intensa neste ano. A situação é considerada crítica pelos especialistas porque além do desconforto térmico, essa onda de calor traz sérios riscos à saúde e ao meio ambiente.

 

Se já estão acontecendo muitas queimadas e focos de incêndio, com esta combinação de calor intenso e ar seco, o risco é ainda maior na Região Centro-Oeste. Por outro lado, a exposição prolongada a altas temperaturas pode levar a desidratação, exaustão pelo calor e outros problemas de saúde, especialmente entre populações vulneráveis como idosos e pessoas com doenças crônicas.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.