O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de perigo para Goiás, mais 11 estados e o Distrito Federal em função de uma mancha de ar seco que atinge 3 mil km. Anápolis está em alerta em função da baixa umidade e do calor intenso. Nesta terça-feira a umidade na cidade fica em 16% e temperatura de 32°C. Em alguns municípios goianos a umidade pode ficar abaixo dos 10%, considerada crítica.
Não existe previsão de chuva, o que leva as autoridades a alertar a população a evitar colocar fogo em lixo, vegetação e mato seco. Se nesta época do ano os focos de incêndio já são muitos, com esta mancha de ar seco a situação pode se agravar, como podemos ver em todo o estado.
Em 2023 foram 3.160 focos de incêndio durante todo o ano, quase metade dos incêndios registrados entre os dias 1 e 9 de setembro deste ano. Em função disto a preocupação é maior do Governo Estadual que já decretou situação de emergência em vários municípios, incluindo Anápolis.
O Corpo de Bombeiros em Anápolis está em estado de alerta e até os agentes que atuam no setor administrativo irão para o trabalho de combate a incêndio no município. Segundo a corporação, os focos de incêndio tendem a aumentar a partir das 9h e por volta das 12h, quando ficam mais intensos em função do aumento da temperatura e da queda da umidade. Este ano tem sido atípico em todo país principalmente por conta do desmatamento e da vegetação não nativa do Cerrado, que contribuem para o aumento dos focos.