Segunda, 23 de Setembro de 2024
62 3602-2805
Entretenimento Anápolis

Espetáculo de dança Metamorfose encerra turnê premiada em Anápolis nesta sexta, 20

A obra do artista goiano Gustavo Silvestre foi premiada na Europa

17/09/2024 11h06 Atualizada há 6 dias
Por: Rosângela Aguiar
Reprodução internet
Reprodução internet

Depois de passar por três capitais e Distrito Federal, o espetáculo Metamorfose encerra a turnê no Teatro Municipal de Anápolis nesta sexta-feira, dia 20, às 20h, com entrada franca. Também será realizada uma oficina de dança e improvisação pelo artista goiano Gustavo Silvestre na Pilé Stúdio de Dança às 16h. O espetáculo tem direção teatral de João Bosco Amaral e se baseia na obra do tcheco Franz Kafka, escritor modernista, e é uma criação do artista multilinguagem Gustavo Silvestre.

 

Com duração de 40 minutos, o espetáculo tem a narrativa baseada na novela literária Metamorfose, de Franz Kafka, publicada em 1915 na Alemanha. A obra do autor tcheco fala da angústia e tormento de uma pessoa, o que reflete nas experiências cotidianas vivenciadas até hoje em pleno século XXI, como sensações implacáveis de imobilidade física e mental que muitos sofrem no dia a dia corrido,muitas vezes implacável que leva muitas pessoas a se deixarem levar pelos seus próprios tormentos internos.

 

Misturando teatro, dança e projeções audiovisuais, o artista goiano Gustavo Soares resgata reflexões do texto de 1915, mas bastante atual e busca provocar o público sobre determinadas situações que levam a imobilidade física e mental. Para isso utiliza diversas formas de linguagem de forma a garantir uma experiência imersiva e ao mesmo tempo contemporânea para que o público, acima de 12 anos, possa se reconhecer nestas situações e fazer suas próprias reflexões.

 

Essa releitura de uma obra de 1915 por meio da dança, teatro e projeções audiovisuais garantiu ao artista goiano prêmios na Europa e a aclamação do público e de críticos nas capitais por onde a turnê passou. A boa aceitação é pela forma como o tema é abordado, a experiência de uma pessoa que, ao acordar, não reconhece mais seu próprio corpo, perdendo mobilidade e comunicação, e precisando se reorganizar e se adaptar. O espetáculo explora a opressão das estruturas, arquétipos e símbolos de poder, e os confrontos com sonhos, desejos e medos.

 

Oficina de dança

 

Gustavo Silvestre também realiza em Anápolis na sexta-feira, uma oficina de dança e improvisação. A oficina será realizada na sexta-feira, dia 20, às 16h, na Plié Studio de Dança, na rua Honestino Guimarães, 2 - QL L27, Bairro Jundiaí. A participação também é gratuita, e as inscrições podem ser feitas pelo link do instagram do artista (@gusta_silvestre), onde também devem ser retirados os ingressos gratuitos para o espetáculo Metamorfose.

 

O espetáculo e a oficina tem o apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023, por meio do Edital de Fomento à Dança.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.