O distrito de Souzânia, em Anápolis, já está em contagem regressiva para a tradicional Festa da Banana, que começa nesta quinta-feira, dia 12, e encerra no sábado, dia 14. A abertura será na Praça da Paróquia Nossa Senhora D'Abadia, onde acontece a cerimônia de abertura na sexta às 19h. Na quinta-feira começa o Curso de Produção Artesanal de Cervejas Especiais que encerra no sábado e vai proporcionar uma experiência educacional para os interessados em bebidas artesanais.
A festa é uma forma de valorizar a cultura local e a importância do cultivo da banana na economia do município, responsável por 18% da produção do fruto em Goiás, com média de 40 toneladas. Diversos agricultores e produtores rurais anapolinos têm no cultivo da banana a principal fonte de renda. A cerimônia de abertura da Festa da Banana no distrito de Souzânia está marcada para às 19h, seguida da apresentação da Orquestra de Violeiros e da escolha da rainha e das princesas. Encerrando o primeiro dia, às 21h, tem apresentação do grupo Ricaço e Fazendeiro.
A programação no sábado começa com passeio ciclístico pela Trilha da Banana. A concentração está marcada para às 16h na esquina das avenidas Corumbá e Fernando Costa na Vila Jaiara e segue até o Distrito de Souzânia. Às 18h tem missa na Paróquia Nossa Senhora D’Abadia e na sequência a abertura das festividades no sábado com a apresentação das novas Rainha e Princesas da Festa da Banana.
A Festa da Banana encerra com a apresentação musical da dupla Will Santos e Flavinho que vai animar moradores e turistas até às 23h. O evento deve impulsionar o turismo. São esperados visitantes das redondezas, promovendo uma confraternização entre turistas e comunidade local. Com isso, a expectativa é de uma maior valorização da cultura local.