Em um mundo cada vez mais tecnológico, em que o brincar não está presente na vida de muitas crianças, o SESC em Anápolis traz uma programação desta quinta-feira, 10, até domingo, dia 13, que promete mexer com o imaginário da meninada, e, também dos adultos. São espetáculos cheios de cor, histórias participativas, show e oficina. A maioria da programação do SESC Arte Kids é gratuita e acontece na unidade Jundiaí e no Teatro Municipal de Anápolis.
Às 16h desta quinta-feira, dia 10, tem contação da história “O Pequenino Grão de Areia” com Luís Eduardo Ferreira, na unidade do Jundiaí. É uma narrativa sobre um grão de areia que gosta de admirar o céu e se apaixona por uma estrela, um romance inusitado e cheio de mensagens. Luis Eduardo é contador de histórias, psicólogo, ator e artista plástico autodidata e utiliza diferentes linguagens artísticas como teatro, música, literatura e artes visuais. A participação é gratuita.
Na sexta-feira, dia 11, às 15h, também na unidade do Jundiaí e com participação gratuita, tem mais contação de história. Desta vez sob a batuta de Zé do Conto, que leva o público a participar ativamente das histórias que surgem quando ele abre sua mala. E assim, as histórias vão sendo descobertas e permeando o mundo das princesas, monstros, heróis e outros personagens que encantam a todos.
O público escolhe os personagens de cada história, participando da narrativa, modificando futuros e caminhos, em uma construção coletiva que leva as crianças a uma grande viagem imaginária.
Ainda na sexta, dia 11, tem o Show Casquinha, com a Banda Cascavelvet, às 20h, no SESC Anápolis. Esta é a única programação paga e os ingressos devem ser comprados pelo site Sympla, os valores variam entre R$ 11 a R$ 30. No repertório músicas do imaginário infantil, parlendas e letras autorais da banda, que vão do rock, reggae, blues e MPB. E além de boa música, o show conta com elementos de palhaçaria, teatro e brincadeiras que propõem uma maior interação da criançada com a banda.
Sábado tem dois espetáculos
No sábado, 12, o dia das crianças serão dois espetáculos em locais diferentes. O Teatro Municipal de Anápolis será o palco para a apresentação do espetáculo “Luas e Luas” com Grupo Zabriskie Teatro, que traz os palhaços Juca Mole e Ana Banana. São 60 minutos de jogos e brincadeiras. E é o primeiro fruto da pesquisa do Grupo Zabriskie em teatro de máscaras. A entrada é 1 kg de alimento não perecível para trabalhadores do comércio e dependentes e 2 kg para o público em geral.
Já a peça "O Mágico de Oz", com o grupo goiano Ilumini, será realizada na unidade Jundiaí do SESC às 15h com entrada franca. O espetáculo conta a história da menina Dorothy e suas aventuras no Mundo de Oz, onde encontra o Espantalho sem Cérebro, um Homem de Lata sem Coração e um Leão sem Coragem.
No domingo pela manhã tem oficina de composição e improvisação para criação cênica e sua relação com a primeira infância, com a coreógrafa e diretora carioca Andrea Jabor. A oficina acontece na manhã de domingo, das 9 às 12h no SESC Anápolis para adolescentes a partir dos 16 anos.
A programação encerra às 19h no Teatro Municipal de Anápolis com o espetáculo "É o Bicho!". Apresentado pelo grupo Camerata Caipira com direção de Andrea Jabor, combina ritmos tradicionais brasileiros com a fauna do cerrado. A peça é indicada para crianças a partir dos 4 anos e os ingressos são 1kg de alimento não perecível para trabalhadores do comércio e dependentes e 2 kg para o público em geral.
Para participar das atividades é preciso se inscrever no site https://www.sescgo.com.br/evento/99126-programacao-especial-do-dia-das-criancas-anapolis onde está a programação completa e mais detalhes sobre os espetáculos. Será um final de semana recheado para a meninada aproveitar e ser criança.