Os Correios do Brasil emitiram um alerta para mais um novo golpe que tem tirado o sono de muita gente que costuma fazer compras pela internet, em especial utilizando os smartphones. Se você recebeu um SMS (mensagens) ou e-mail dizendo que sua encomenda ficou retida e que precisa pagar uma taxa ou pedindo para que atualize seu endereço, fique alerta e não clique no link enviado. É golpe.
“Atenção! Novo golpe na praça”, alerta dos Correios deixa claro que não envia mensagens de texto ou e-mail para usuários. A Receita Federal também informa que não envia SMS ou e-mail fazendo cobranças de impostos de importação. Os estelionatários têm se passado pelos Correios enviando links falsos direcionando os compradores para sites onde os dados confidenciais das pessoas são roubados.
No caso de cobrança de taxas de importação, a Receita Federal informa que além de não clicar no link de cobrança, verifique se o produto comprado foi taxado ou não no site oficial dos Correios na aba “Minhas importações” ou no aplicativo no celular caso a encomenda seja entregue pela empresa. E, também, alerta que não envia SMS ou e-mail de cobrança para ninguém.
Como se proteger?
Com esse alerta, os Correios esperam que os usuários prestem mais atenção o endereço de email e site oficial “correios.com.br” e a desconfiar de mensagens com título Urgente. E nunca clicar em qualquer link seja por mensagem de texto ou no corpo do email, sempre conferir o email e o remetente antes e entrar no site oficial de rastreamento dos Correios https://rastreamento.correios.com.br usando o código de rastreio enviado pela loja ou vendedor.
Outra dica dos Correios para evitar cair neste golpe, que tem dado dor de cabeça para muita gente, sempre manter os aplicativos e softwares de rastreamento de vírus atualizados para se proteger contra novas ameaças. Esses programas fazem uma varredura periódica e eliminam os arquivos danosos ao computador e também nos smartphones.
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 37°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas