Na tarde desta segunda-feira (02), a equipe do Procon realizou visitas a estabelecimentos como salões de cabeleireiro e barbearias. Um dos servidores informou que esta operação está em andamento há 15 dias, desde meados de agosto, e que muitos locais têm sido multados por não cumprirem as regulamentações.
Em um dos estabelecimentos visitados, foram encontrados vários itens com prazo de validade vencido, incluindo refrigerantes, cremes e produtos cosméticos. O PROCON está orientando os proprietários sobre a necessidade de manter a documentação fiscal em dia para o funcionamento do estabelecimento. Além disso, em relação aos produtos, o órgão permite até 7 itens com validade vencida; qualquer quantidade acima disso resulta em multa.
A equipe de fiscalização também disse que muitos salões de cabeleireiro e barbearias foram multados, tanto no centro de Anápolis quanto em outras localidades.
Os estabelecimentos autuados têm até 30 dias para regularizar alvarás e certificados dos bombeiros. Os produtos encontrados em irregularidades são recolhidos pelo órgão.
O Procon alerta que o uso de produtos vencidos pode causar reações alérgicas, irritações, eficácia reduzida, toxicidade e desconforto.
A ANVISA adverte que fatores como temperatura e umidade podem deteriorar a qualidade dos cosméticos, especialmente após a abertura e orienta para que o consumidor verifique a data de validade para evitar riscos à saúde.