O Anápolis viajou com a vantagem de um empate com o Retrô na bagagem para voltar com a taça de campeão da Série D do Brasileirão. No entanto, não conseguiu segurar os donos da casa no segundo tempo e acabou sendo derrotado de virada por 3 x 1 no segundo tempo na Arena Pernambuco.
O fim do sonho de chegar na Série C com o título de Campeão foi um banho de água fria para os torcedores anapolinos que acompanharam ansiosos a partida. O Retrô abriu o placar na Arena Pernambuco logo aos 12 minutos, mas o Galo conseguiu empatar ainda no primeiro tempo aos 21 minutos com chute certeiro de Magno. O primeiro tempo terminou em 1 x 1, com a vantagem do empate, bastava ao Anápolis segurar o placar para sair vitorioso de Pernambuco
O Anápolis acabou abrindo espaço para o Retrô no segundo tempo, que voltou com tudo e reverteu o quadro de vantagem do Galo. O gol no início do segundo tempo foi como um banho de água fria para o Anápolis, que aos 22 minutos levou o terceiro e derradeiro que tirou a chance do título do Galo. Os gols do Retrô foram de Fialho, Mascote e João Pedro.
Apesar da derrota, o saldo do time anapolino nesta temporada é mais que positivo. Conquistou o tão sonhado acesso à Série C, disputou uma final inédita, e, ainda, acumula R$ 1,2 milhões em premiações. Também encerrou o ano invicto jogando em casa.
O Retrô conseguiu um fato inédito, conquistando o primeiro título em pouco tempo. Fundado em 2016, o time se profissionalizou em 2019. Até esta temporada, o Fênix tinha apenas dois vice-campeonatos pernambucanos. Cerca de 9 mil pessoas acompanharam a decisão presencialmente.