O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros de Anápolis seguem sem atendimento por conta da falta de macas disponíveis. A situação eclodiu na última quarta (14), conforme noticiado previamente pelo Portal6.
Nesta quinta (15), por meio de nota, a Prefeitura de Anápolis comunicou que as macas estariam sendo liberadas e que o serviço seria retomado.
Porém, os serviços ainda estariam brecados na atual data. Na unidade regional do SAMU, na avenida JK, apenas uma ambulância está em funcionamento, por exemplo.
Imagens exclusivas da Rádio 105 FM mostram que oito das viaturas estavam sem o equipamento, paradas no pátio da unidade. Ao todo, o SAMU utiliza 16 macas geralmente, já contabilizando as reservas.
A falta do equipamento, crucial para o transporte e primeiros socorros de pacientes, ocorre por conta da sobrecarga nas unidades de saúde.
Os principais motivos apontados são a superlotação do Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HEANA) e da UPA Vila Esperança, além da retenção de macas no Hospital Alfredo Abrahão, que passa por troca de organização responsável.
“A Prefeitura de Anápolis informa que houve uma retenção pontual das macas por parte das unidades, dado o crescimento da demanda. As macas já estão sendo liberadas e o serviço já está em funcionamento.”