A pesquisa realizada pelo Instituto Opção Pesquisas, do Jornal Opção, revela empate técnico num possível segundo turno entre os candidatos Antônio Gomide (PT) e Márcio Corrêa (PL). Com margem de erro de quatro pontos percentuais, o empate técnico aparece tanto na pesquisa estimulada, quanto na espontânea, bem como uma grande distância para os outros dois candidatos, Eerizania Freitas (UB) e Hélio Lopes (Republicanos). No cenário estimulado num eventual segundo turno a disputa seria entre Antônio Gomide (PT) e Márcio Corrêa (PL) com uma diferença pequena, dentro da margem de erro. Na estimulada o petista venceria com 41,9% contra 39,5% do candidato do PL. A pesquisa foi feita entre os dias 8 e 11 de agosto e ouviu 800 pessoas na cidade.
O cenário político revelado pela pesquisa reflete que a disputa pela Prefeitura de Anápolis, como em outras cidades goianas, deve ser entre dois campos ideológicos, esquerda e direita. A espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, o resultado é o mesmo. Antônio Gomide (PT) tem a preferência de 23% dos entrevistados e Márcio Corrêa (PL),19,7%, também tecnicamente empatados dentro da margem de erro. Em terceiro lugar aparece Eerizania Freitas (UB) com 2,6% das intenções de votos, seguida de Hélio Lopes (PSDB) com 1,2% das lembranças na pesquisa espontânea.
O prefeito Roberto Naves (Republicanos) não pode se candidatar novamente, mas foi lembrado por 0,6% dos eleitores. José de Lima (Podemos) teve 0,4% das menções. Entres os que não souberam ou não responderam o índice foi de 49% do eleitorado e que deve se tornar o alvo dos candidatos a partir desta sexta-feira, dia 16, quando começam as campanhas no rádio, televisão e redes sociais. Os entrevistados responderam à pergunta “Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para o cargo de prefeito?”.
Outros cenários no segundo turno
O Instituto Opções Pesquisas buscou outros possíveis cenários na estimulada para um eventual segundo turno em Anápolis. Na disputa pela prefeitura entre Márcio Corrêa e Erizania Freitas (UB), o candidato do PL vence por 50,8% a 14,4% dos votos. Se Antônio Gomide enfrentar Erizania Freitas no segundo turno, o petista vence a do UB, apoiada pelo governador Ronaldo Caiado por 46,7% a 24,6% dos votos.
No último levantamento espontâneo realizado pelo Instituto Opções Pesquisas no dia 15 de julho a vantagem de Antônio Gomide (PT) sobre Márcio Corrêa (PL) era de 3,3%. A distância dos dois candidatos para os demais na disputa também era grande.
O instituto realizou 800 entrevistas utilizando amostra estratificada por cotas com o objetivo de se obter representatividade para o conjunto do município. O intervalo de confiança estimado para é de 95% com margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos nos dados da amostra global. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) sob o número GO-03775/2024.
matéria: Rosângela Aguiar