Para evitar uma grande abstenção no dia do segundo turno em Anápolis, Goiânia e Aparecida de Goiânia por conta do feriado do dia do servidor público, comemorado dia 28 de outubro, o governador Ronaldo Caiado passou a data para o dia 1 de novembro. O decreto com a alteração da data foi publicado no dia 8 de outubro no Diário Oficial do Estado.
O objetivo, segundo o governo, é incentivar a participação da população no processo eleitoral e evitar uma grande abstenção no segundo turno. Em nota, o governo disse que acompanha a decisão de outros estados e municípios que também terão segundo turno.
Em Anápolis, 28,71% dos eleitores, ou seja, 84 mil 23 anapolinos não compareceram às urnas e o quantitativo superou ao do segundo colocado Antônio Gomide que recebeu 69.370 votos. Já em Goiânia, a abstenção no primeiro turno foi maior que a do candidato mais votado, Fred Rodrigues.
Em Aparecida de Goiânia foi semelhante. O número de abstenção, 94 mil 339 ou 27,31%, ficou próximo ao número de votos recebidos pelo segundo colocado, professor Alcides, que teve 98 mil 415.
O alto índice de abstenção nas três maiores cidades goianas e que terão segundo turno, o governador Ronaldo Caiado preferiu adiar o feriado do dia do servidor público para evitar que as pessoas emendem e deixem de comparecer às urnas.