Iniciativa da Organização Mundial da Saúde, o “Agosto Dourado” busca promover a importância do aleitamento materno e sua equidade para todos os bebês. Afinal, o leite humano é o principal alimento para recém-nascidos, sendo extremamente nutritivo.
Em Anápolis, o Banco de Leite Elaine Miriam de Oliveira, no bairro São Joaquim, é o responsável por assegurar a amamentação para quem necessita.
“Esse leite é destinado para os bebês que estão internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), então nós conseguimos melhorar a qualidade de vida desses bebês, porque o leite é um padrão ouro de qualidade. Leite humano é padrão ouro para eles. É o melhor alimento”, salienta Raquel Castro, coordenadora do Banco.
Ela ainda ressalta que o local necessita de doações constantes para suprir a demanda, já que o Banco de Leite abastece outros espaços, como a Santa Casa de Anápolis.
Raquel explica que seria necessário cerca de 120 litros de leite materno mensalmente. Entretanto, ocorrem meses em que se alcança entre 60 e 70 litros.
“É para sensibilizar as gestantes e profissionais de saúde sobre a importância da amamentação, desse tema. De promover esse apoio em todas as situações para as mães que estão amamentando, esses pacientes. E também diminuir essas desigualdades”, agrega a coordenadora.
O Banco de Leite de Anápolis realiza os procedimentos de coleta (inclusive, em domicílio), pasteurização, armazenamento e distribuição do leite.
O local funciona das 7h às 17h durante os dias de semana. Maiores informações podem obtidas também pelo WhatsApp: (62) 99967-7251 .
Matéria de Samih Zakzak