Há pelo menos um ano os pacientes renais de Anápolis vivem a incerteza de que podem ficar sem tratamento e acompanhamento adequado por conta de problemas estruturais do Instituto Nefrológico de Anápolis. Pelo menos 100 pacientes correm o risco de ficar sem fazer hemodiálise e tratamentos afins no local.
Alguns pacientes vêm sendo informados sobre essa possibilidade de fechamento da unidade, sendo que alguns teriam sido transferidos para continuar o tratamento no Hospital Santa Paula, no Centro, enquanto os demais devem aguardar a regulação da Secretaria Estadual de Saúde.
Esta é mais uma consequência do caos que a população vem enfrentando nas unidades de saúde de Anápolis, sendo que esta crise se deve a falta de recursos para a área. A dificuldade para adequação das instalações do instituto às exigências feitas pela Vigilância Sanitária que encontrou alguns problemas. As obras para a reforma seriam de alto custo, verba que o Instituto Nefrológico parece não possuir.
Enquanto não se tem uma solução para o problema, quem sofre são quase uma centena de pessoas que precisam de atendimento regular.