Uma densa camada de fumaça deixou o ar ruim e céu cinza atingiu Anápolis, Goiânia e Região Metropolitana da capital e outras cidades do estado neste domingo, dia 25. Vários voos foram deslocados para Brasília, que também enfrentou o mesmo problema. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) informa que a densa fumaça vem dos incêndios na Amazônia, São Paulo e triângulo mineiro, além de focos de queimadas em Goiás.O Corpo de Bombeiros avisa que a fumaça vai dissipar gradativamente até quarta-feira, dia 28.
As condições respiratórias da população estão piores por conta da fumaça aliada a baixa umidade. A recomendação das autoridades é aumentar os cuidados,em especial, com crianças e idosos, ingerir bastante líquido e evitar exercícios físicos e exposição direta ao sol enquanto a fumaça permanecer sobre a cidade. A Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO) também orienta a população a permanecer, se possível, em ambientes fechados e ventilados, além do uso de máscaras para cobrir as vias respiratórias ao sair nas ruas.
Até este sábado, o Corpo de Bombeiros registrou 897 focos de incêndio em Goiás, quase o dobro do ano passado, quando foram registrados 448 no mesmo período. Muitos focos aconteceram no sábado, o que também contribuiu para o aumento da fumaça.Já o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) acrescenta a movimentação de uma frente fria vinda região sul em direção ao oceano na chegada desse corredor de fumaça e fuligem em Anápolis, Goiânia e várias outras cidades goianas, piorando a qualidade do ar.
O CIMEHGO ainda registrou aumento significativo na concentração de poluentes, com os níveis saltando de 10 para 30 microgramas por metro cúbico de sábado para domingo, triplicando a quantidade de material particulado no ar. E isto pode causar dificuldade de respirar e por isso todos devem ficar atentos e se cuidar.
A Secretaria Estadual de Saúde emitiu nota no domingo à tarde orientando a população a ficar atenta a alguns sintomas de desidratação, como boca seca, sede excessiva, urina escura ou em pouca quantidade. Além disso, tosse seca, falta de ar, dor de cabeça e irritação nos olhos podem indicar problemas respiratórios. Em caso de qualquer sintoma agravado, procure atendimento médico. E recomenda atenção redobrada com crianças e idosos, considerados grupos de risco que são os mais afetados pelas condições atuais.
Em função da baixa visibilidade causada pela fumaça, vários voos foram cancelados pelo Aeroporto Santa Genoveva no período da manhã de domingo, dia 25