Uma cidade dentro de outra cidade. Assim é visto a maior região de Anápolis que completou 76 anos na quarta-feira, 21 de agosto. A Vila Jaiara possui hoje mais de 100 mil habitantes que nutrem uma união difícil de encontrar em outros bairros anapolinos.
Além de ser o bairro mais antigo de Anápolis, a Vila Jaiara também é um dos principais e mais conhecidos da cidade. Todos têm uma história especial com a região. Durante as comemorações os moradores da Grande Jaiara citaram a “magia” vivida no bairro.
Valteri Rodrigues, tem 79 anos e é mais velho que a própria Jaiara, porém se lembra dos seus primeiros momentos por lá, quando seu pai trabalhava na indústria têxtil que se estabeleceu na região. Ele disse que ainda passou alguns anos morando em Minas Gerais, mas o sentimento pela região o fez retornar. “Eu sempre gostei da Jaiara. Eu tive muito tempo fora, em Araguari, mas voltei. Senti saudades e voltei”, conta.
Por outro lado, muitos que tiveram que se mudar torcem para retornar em breve ao bairro que mais se parece com outra cidade dentro de Anápolis. “É um povo muito amigo. É um bairro que se fortificou desde o tempo da indústria têxtil (…) Hoje muita gente trabalha lá e mora lá. É um sentimento muito gostoso e eu sinto falta da Jaiara”, comenta Valteri Rodrigues.
O sentimento gratificante, e até mesmo saudosista, de quem mora ou morou na Grande Jaiara segue mais vivo que nunca neste aniversário de 76 anos da região. “Todo mundo, geralmente, numa comunidade se une. Vamos chamar a Jaiara de comunidade. Então, deve ser unido”, finaliza Valteri.