Segunda, 23 de Setembro de 2024
62 3602-2805
trânsito Anápolis

Direção Consciente em Anápolis: Operação Aborda Menos Motoristas Bêbados, Mas Teores de Álcool Estão Mais Altos

A operação Direção Consciente, realizada pela Dik de Anápolis, teve um resultado diferente neste fim de semana, com menos motoristas abordados em estado de embriaguez, mas com teores de álcool mais elevados. O Dr. Manuel Vanderlyque Filho, responsável pela Dik, explica que o frio pode ter influenciado o tipo de bebida consumida, elevando a taxa de álcool no sangue.

13/08/2024 12h04
Por: Marília Castro
banco de imagens
banco de imagens

Na última sexta-feira, a Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito (DICT), sob a titularidade do Manuel Vanderic Filho, realizou mais uma edição da Operação direção Consciente em Anápolis. Essa operação, que normalmente aborda em média 40 motoristas, sofreu uma mudança significativa na rotina devido ao clima frio que predominou no fim de semana.

O tempo frio reduziu a movimentação de pessoas nas ruas, o que resultou em um menor número de abordagens: apenas 27 motoristas foram parados, em comparação aos 40 que geralmente são abordados. No entanto, apesar da redução no número de abordagens, o número de prisões foi proporcionalmente elevado, com 9 motoristas detidos.

Ele atribui esse fenômeno à mudança nos hábitos de consumo de bebidas alcoólicas em função do clima. “O frio incentivou a substituição de bebidas fermentadas, que possuem menor teor alcoólico, por bebidas destiladas, que têm um teor alcoólico mais alto. Essa mudança contribuiu para um aumento na gravidade das infrações, resultando em um maior número de prisões”, informa Manuel Vanderic Filho.

Além disso, o delegado destacou que, além da embriaguez ao volante, a operação tem detectado o uso de diversas drogas por motoristas durante a noite em Anápolis. Entre as substâncias encontradas estão remédios controlados, maconha, crack e outras drogas ilícitas.

Ele ressaltou ainda que dirigir sob efeito de álcool ou drogas é crime e frequentemente está associado a outras infrações, como desacato, resistência e desobediência. A combinação desses delitos pode levar a uma pena severa, que, em muitos casos, impede a concessão de fiança, resultando na prisão do infrator.

“Dirigir embriagado por si só já é crime e isto não é só no Brasil, é no mundo todo. E o que mais me espanta é o brasileiro quando vai para o exterior, ele respeita as regras, por saber que se beber e dirigir ele vai preso. E aqui não faz o mesmo, não respeita as autoridades locais sendo que aqui é a casa dele, onde familiares e amigos estão nas ruas da cidade. Esta mentalidade precisa melhorar”, desabafa.

Matéria de Aires Cardoso.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.