Todas as manhãs e não é diferente no período da tarde, o trecho da saída 442, no chamado viaduto da Havan, na saída de Anápolis em direção à BR-060, fica engarrafado. O problema é recorrente com trânsito lento com muitos caminhões, ônibus e carros, um problema até hoje não resolvido pelo poder público, apesar das reclamações dos motoristas.
O viaduto inaugurado em 2007 para desafogar o trânsito na região até hoje não resolveu o problema e é motivo de muitas reclamações. Já existe um projeto de melhoria com a construção de um trincheira no entroncamento das BRs 060 e 153 no trecho do viaduto da Havan, mas os anapolinos vão ter que esperar e muito. A previsão é para 2030.
O projeto da concessionária da BR-060, a Ecovias do Araguaia já está pronto e prevê uma trincheira no entroncamento das BRs-060 e 153, incluindo duas pistas nos dois sentidos da via que vão passar pela rotatória já existente e quatro elevados para acesso às rodovias e à Avenida Juscelino Kubistchek
Quando a obra ficar pronta, os motoristas que seguem no sentido viaduto da Havan-Goiânia na BR-153 não vão mais precisar passar pela rotatória e o mesmo irá valer para quem trafega no sentido oposto a partir do DAIA em direção à região norte de Anápolis.
A ideia é dar mais fluidez ao trânsito que todos os dias nos horários de pico fica engarrafado e lento, deixando os anapolinos impacientes e irritados, reclamando muito. A obra será da concessionária que administra a BR-060, a Ecovias do Araguaia.
Atualmente, a empresa faz a conservação das pistas, com roçagem, limpeza, inclusive do sistema de drenagem; tapa buracos, recuperação da pavimentação, implantação de defensas metálicas. Para isso, o contrato com a concessionária que é de 35 anos, prevê R$ 14 milhões em investimentos, sendo R$ 7,8 milhões em obras, como o da trincheira do viaduto da Havan, e R$ 6,2 milhões na operação e manutenção da rodovia.
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