Sexta, 11 de Outubro de 2024
62 3602-2805
Tecnologia Goiás

TRE-GO lança programa próprio de Inteligência Artificial para o combate a desinformação na internet

A GuaIA é uma iniciativa pioneira no país e produzida em parceria com a UFG

16/08/2024 18h15
Por: Rosângela Aguiar
ASCOM TRE/GO
ASCOM TRE/GO

Os candidatos a prefeito e vereador devem ficar bem atentos nesta campanha ao usar a internet e redes sociais. O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO) vai apertar o cerco contra aqueles que insistem em disseminar informações falsas, desinformação e uso da inteligência artificial para gerar notícias distorcidas e enganosas. A GuaIA é uma ferramenta criada em parceria com a Universidade Federal de Goiás para analisar publicações na internet e redes sociais, incluindo áudio e vídeos que possam ter sido manipulados. O lançamento aconteceu nesta sexta-feira, dia 16 de agosto, com aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

O projeto pioneiro terá uma fase testes que começa neste mês agosto e vai até setembro de 2025, período em que apenas os desembargadores eleitorais e Ministério Público de Goiás terão acesso às informações geradas pela ferramenta. A população poderá fazer denúncias de fake News, deep fake, manipulação de imagens e áudio por meio de um link no site do TRE-GO. Após essa fase de teste e análise do funcionamento do programa, os demais órgãos públicos e a sociedade terão acesso ao programa.

 

“O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás está na vanguarda. Nós faremos a identificação de fake news em todas as indicações de falsas notícias, de falsas informações. Em textos, em áudios e imagens. Temos uma ferramenta de ponta, desenvolvida aqui. É nossa, para o meu orgulho, para o orgulho do TRE!”, disse o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga durante o lançamento da GuaIA.

 

Nem mesmo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possui ferramenta semelhante e por isso incentivou e autorizou os estudos do TRE-GO realizados em parceria com a UFG. “A UFG não perde em nada para nenhuma outra universidade, em especial com relação à inteligência artificial e com o desenvolvimento de soluções. Ela está na vanguarda, está na fronteira. É muito bom que o Brasil e o mundo se surpreendam, cada vez mais, com a UFG”, afirmou o professor doutor Felipe Terra Martins.

 

O nome da ferramenta, GuaIA, faz referência aos povos originários Guaiás ou mais comumente chamados de Goyazes ou Goyá, que vivem na área onde hoje é o estado muito antes da chegada dos colonizadores europeus. E, também, é uma referência ao rio dos goianos, o Araguaia, fundamental para os povos que viviam e ainda vivem nesta região.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.