A rodada da pesquisa Real Time Big Data para a prefeitura de Anápolis, divulgada na noite desta segunda-feira (30), mostra um cenário muito diferente do levantamento anterior, do dia 6 de agosto. O candidato Márcio Corrêa (PL) subiu 15 pontos e assumiu a liderança, enquanto Antônio Gomide (PT) perdeu 8 pontos, caindo para o segundo lugar.
A pesquisa entrevistou 800 eleitores anapolinos entre os dias 27 e 28 de setembro, após a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que esteve na cidade na terça-feira passada, dia 24, participando de motociata e comício em apoio a Corrêa. Segundo especialistas, a presença do líder da direita é um dos fatores para a mudança de cenário.
Outras pesquisas identificaram a virada do bolsonarista sobre o petista, nas últimas semanas. Serpes/O Popular, Serpes/Sinduscon, Veritá e Direct apontaram a mudança.
A campanha de Gomide chegou a acionar a justiça eleitoral para impedir a divulgação de um dos estudos, mas obteve derrota em decisão que reafirma o resultado favorável para o bolsonarista.
Na comparação entre as rodadas de agosto e setembro da Real Time Big Data, a candidata de Roberto Naves (Republicanos), Eerizania Freitas (UB), oscilou negativamente, de 11% para 9%.
O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 03608/2024 e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.