Ainda empatados tecnicamente, Márcio Corrêa (PL) passou pela primeira vez Antônio Gomide (PT) na corrida à Prefeitura de Anápolis, com diferença de 1,7% de vantagem para o candidato do PL. Nesta rodada da pesquisa Serpes/O Popular divulgada na sexta-feira (27) à noite, Márcio Corrêa tem 34,6% das intenções de voto na estimulada, enquanto Antônio Gomide tem 32,9%. Os demais candidatos aparecem bem distantes com menos de 10% da preferência do anapolino.
A pesquisa foi realizada no dia 25 de setembro, após o evento com o ex-presidente Jair Bolsonaro que foi à Anápolis garantir o apoio à Márcio Corrêa (PL). Foram ouvidos 601 eleitores em 33 bairros da cidade.
No comparativo com a pesquisa Serpes/O Popular realizada em agosto, Antônio Gomide teve uma queda de 2%. Em agosto o petista liderava com 34,9% e nesta de setembro caiu para 32,9%, enquanto Márcio Corrêa tinha 30,1% e subiu para 34,6%, curiosamente esta era basicamente a diferença entre os dois em agosto, 4,8%, superada em um mês de campanha.
Na pesquisa estimulada, realizada no dia 25 de setembro pelo Serpes/O Popular, Eerizânia de Freitas (UB), candidata do governador Ronaldo Caiado e do atual prefeito Roberto Naves, aparece com 9,7%, bem distantes dos dois principais concorrentes.
José de Lima (PMB) é o quarto colocado com 3,7% das intenções de voto e Hélio da Apae (PSDB) segue em último lugar com 2,8%. Entre os 601 eleitores ouvidos pelo instituto no dia 25 de setembro, 11,8% disseram não saber em quem votar, um aumento de 3,2% no comparativo com a pesquisa realizada no final de agosto. Entre os que pretendem anular o voto ocorreu uma queda de 1,5% e hoje somam 4,5% dos anapolinos.
Espontânea X Estimulada
Se na pesquisa estimulada, a que cartões com os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Márcio Corrêa (PL) tem vantagem de 1,7% sobre Antônio Gomide (PT), na espontânea a situação se inverte. Na pesquisa espontânea o candidato petista cresceu 4,7% e aparece com 22,8% e Márcio Corrêa com 19,3%.
Na espontânea o índice de indecisos subiu para 8,5%. Já a terceira colocada, Eerizânia Freitas (UB) teve variação de 4% para menos e está distante dos candidatos do PL e do PT, pelo menos de acordo com a segunda pesquisa Serpes/O Popular, sem qualquer chance de virada e de chegar no segundo turno das eleições.
A pesquisa Serpes/O Popular foi realizada no dia 25 de setembro e ouviu 601 eleitores em 33 bairros de Anápolis. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número GO-6307/2024.