Uma situação que não muda no Brasil: assédio sexual no transporte coletivo. E nesta quarta-feira, 25, por volta das 12h, mais uma mulher foi assediada em Anápolis. Um homem ainda não identificado assediou sexualmente uma mulher dentro de ônibus do transporte coletivo no Parque Calixtópolis I, em Anápolis. A situação foi filmada pela mãe da mulher que chegou a chamar a Polícia Militar, mas o homem conseguiu fugir.
Nas imagens é possível ver o momento em que o homem encosta na mulher e esfrega os órgãos sexuais contra ela. O caso aconteceu em um ônibus da Urban que até o momento não se posicionou sobre o fato.
A mulher estava em pé, aguardando para descer do transporte coletivo quando o homem comete o assédio sexual dentro do ônibus na avenida Pedro Ludovico, no trecho que passa pelo Parque Calixtópolis I. Assim que o ônibus parou, a vítima desceu demonstrando desconforto com a situação e a Polícia Militar foi chamada, mas o homem também desceu, fugindo do local.
Segundo levantamento realizado pela Agência Patrícia Galvão e Instituto Locomotiva sobre “Assédio sexual nos meios de transporte”. esta é uma realidade na vida da maior parte das mulheres brasileiras que usam transporte público. A pesquisa sobre violência contra a mulher no transporte teve apoio da Uber.
Os dados são alarmantes: 97% das mulheres ouvidas disseram já ter sido vítima de assédio sexual em transporte coletivo. Outras 71% conhecem alguma mulher que já passou por este tipo de situação. A pesquisa foi realizada em 2019 e o caso acontecido em Anápolis demonstra uma realidade que não persiste no dia a dia das mulheres brasileiras.